domingo, 8 de junho de 2008

Viva a juventude do Bairro Novo!

Num mundo cada vez mais egoísta e numa sociedade cada vez mais individualista, é bom recorrer à Memória e às vivências que fazem parte da nossa identidade, para fazer festa no reencontro fraterno com os amigos, para matar saudades e reencontrar velhos companheiros e amigos.
Foi isso que nos norteou ao agendarmos para dia 7 Junho , um reencontro de amigos das velhas brincadeiras de Bairro. Alguns não se encontravam há mais de 30 anos!
Amigos e companheiros que, nos anos 60 e 70, de algum modo tiveram uma vivência comum nas brincadeiras, nos jogos e divertimentos, em suma, na convivência no Bairro Novo.
Compareceram à "chamada" 33 amigos. Alguns trouxeram as famílias. Houve também quem trouxesse fotos antigas que, circulando de mão em mão, serviram para matar saudades, lembrar os amigos. Ao todo éramos 44 comensais no almoço servido no Restaurante Bairro Novo. Fizemos questão que o encontro fosse bem no coração do Bairro Novo e, pelo seu simbolismo, no restaurante com o mesmo nome.
O Rafael Palma, e também o Simão, animaram as hostes ao toque da viola e da harmónica. A opinião generalizada era a de que valerá a pena dar continuidade ao Encontro. Alguns, que gostaríam muito de estar presentes, e não o podendo fazer por motivos profissionais e familiares, mandaram um abraço para todos: o Manuel Coelho (em Armação de Pêra), o Artur Dias (nas Praias do Sado), o Luís Grifo (que nesse dia teve um compromisso familiar inadiável). O Vitor Queijeiro e a Lurdes Oliveira apareceram já quase no fim, mas ainda vieram a tempo para confraternizar um pouco e rever os amigos.
O Beto Queijeiro e o Magalhães, honra lhes seja feita, percorreram 600km (ida e volta) para comparecerem à chamada. Bem hajam.
Vieram companheiros, dos mais díspares locais: Lisboa, Felgueiras, Entroncamento, Évora, Vila Franca de Xira, Amora, Benavente, Santarém.
Foi lançado o desafio para se lançar um blog a partir deste Encontro. O António Joaquim - expert na matéria - não perdeu tempo e aí está o blog pronto a funcionar para encurtar distâncias. São as novas tecnologias ao serviço dos superiores interesses da "juventude" do Bairro Novo.
Agora é preciso arranjar uma Comissão para, desde já, começar a organizar o Encontro do próximo ano de 2009. Era bom que alguns se disponibilizassem para ajudar e colaborar em tal missão.

Fraterno abraço do,
Mário

2 comentários:

José Alfredo Jacinto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Alfredo Jacinto disse...

Excelente texto! É verdade que parte do que somos se encontra nestas memórias. Este reencontro sinto-o como se fosse um ponto de ordem nas nossa vidas, uma chamada para, afinal, não esquecermos o essencial, sobretudo donde viemos (esta é a minha perspectiva vivendo fora da terra)...